No início do século XX, mais concretamente em 1907, foi encomendada ao arquitecto Peter Behrens a revisão da identidade visual, das comunicações e até dos edifícios da empresa de electricidade alemã AEG, naquilo que viria a ser amplamente reconhecido como o primeiro grande projecto de identidade de uma empresa.
A importância do enfoque nos padrões e uniformidade na prática de crescimento concorrente da produção de uma identidade empresarial é, nos dias de hoje, imprescindível para uma empresa ou organização, pois estas necessitam de uma identidade visual forte, coerente e persuasiva que actue como forma reguladora, informativa e integral na expressão do seu conceito, postura profissional e até personalidade.
Nas últimas décadas, assistiu-se ao crescimento das técnicas de publicidade e embalagem e ao reconhecimento de que todo o material de comunicação lançado por uma empresa é representativo da mesma, e de que cada uma deveria ser reconhecida pelos seus méritos próprios. Catalizou-se assim uma alteração na abordagem do design corporativo, e para o presente e o futuro, a identidade corporativa é uma ferramenta vital e decisiva para o reconhecimento, longevidade e sucesso das empresas.
No seu nível mais básico, a identidade de uma empresa consegue-se através do design de um logótipo, através do qual uma empresa e os seus produtos e/ou serviços possam ser reconhecidos. Este logótipo pode ser depois aplicado, de forma controlada, em todas as comunicações da empresa, nas suas brochuras, publicidades, embalagens e, claro, no seu material de comunicação (economato/estacionário).
A melhor maneira do design do logótipo comunicar com êxito os pressupostos de uma empresa, é através da versatilidade. A versatilidade é uma característica fundamental que diferencia um logótipo bom de um logótipo extraordiário, pois só o último poderá ter a capacidade de transmitir a personalidade organizativa da empresa ao primeiro simples golpe de vista.
Identidade corporativa eficaz, é mais do que uma apresentação de grafismos dinâmicos, texturas sensoriais, cores e contrastes luminosos, textos e tipografias elegantes e harmoniosas e até efeitos especiais. A identidade corporativa eficaz, precisa ser livre de preconceitos e/ou banais gostos pessoais. Precisa ser desenvolvida num projecto profissional, pertinente, claro e objectivo para expressar a sua mensagem, captar atenções, estimular os públicos alvo, impulsionar produtos ou serviços, provocar respostas e revelar competência...
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